março 26, 2020 |
O Certificado Digital é a identidade eletrônica de pessoas jurídicas ou físicas, podendo ser utilizado também para a assinatura de documentos digitais, como contratos e notas fiscais eletrônicas. Sendo assim, é considerado a carteira de identidade do mundo digital.
Serve para facilitar e agilizar os processos de quem não possui muito tempo para perder com burocracias. Logo, otimiza os processos de assinatura de documentos, reduz os custos com a burocracia, impressão e cartórios. Além disso, permite que o usuário:
Segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade;
Legitimidade, uma vez que os documentos assinados passam a ter validade jurídica;
Emitido por uma Autoridade Certificadora;
Alta tecnologia para reforçar a segurança, uma vez que a mesma é feita com um criptografia complexa;
O Certificado Digital é indicado para todas as pessoas, físicas e jurídicas, que desejam realizar seus processos no ambiente online de forma segura e autenticada. No entanto, é obrigatório para empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como as empresas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.
É importante lembrar que as empresas inscritas no Simples, por não precisar emitir nota fiscal eletrônica, não são obrigadas a ter o Certificado Digital.
Existem dois tipos de Certificado Digital: o A1 e o A3.
O A1 é um arquivo digital instalado na máquina que emite a nota fiscal eletrônica e tem validade de 1 ano.
O A3 é um dispositivo físico, um token, que é parecido com um pen drive, e tem validade e 1 ou 3 anos.
Além disso, existem os 4 certificados mais importantes e utilizados tanto pelas empresas quanto pelas pessoas físicas, que são:
e-CNPJ: é o certificado voltado para as empresas e funciona como um CNPJ virtual. Serve para a emissão de notas fiscais eletrônicas, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias. É emitido para o representante legal da empresa;
e-CPF: é a identidade digital da pessoa física que permite realizar processos na Internet com a mesma validade do CPF físico.
NF-e: é o certificado voltado para a emissão e o armazenamento de notas fiscais eletrônicas.
SSL: responsável por garantir segurança na troca de informações dos visitantes e usuários de um site.
É possível assinar documentos de qualquer lugar;
Validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ;
Segurança: é impossível fraudar uma assinatura digital;
Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;
Agilidade na assinatura dos documentos;
Possibilidade de utilizar facilidades online de diversas empresas e órgãos públicos, como declaração de Imposto de Renda Online.
A Dinastia tem o Certificado Digital como um serviço oferecido e pensado diretamente em você que preza segurança e comodidade para resolver assuntos sérios sem sair de casa.
ACESSE AQUI NESTE LINK E FAÇA SEU AGENDAMENTO