setembro 13, 2021 |
Mais tempo para não deixar para a última hora; mais de 4,4 milhões de microempreendedores individuais estão inadimplentes, ou seja 1/3 do total de inscritos
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil, contabilidade em Goiânia, Goiás.
Conforme anunciou a Dinastia Contábil, o prazo para regularização das dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEI) encerraria dia 31 de agosto. Porém, a Receita Federal alterou a data limite para 30 de setembro.
Em Goiânia, o escritório conveniado pelo Sebrae para regularizar MEI é a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia. Entre em contato conosco.
O Microempreendedor inadimplente corre o risco de inscrição em Dívida Ativa da União. Ou seja, perder o CNPJ. Isso porque a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional registra o negócio em um cadastro devedor.
Para quitar a dívida é necessário pagar todos os Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com a possibilidade de parcelamento. Entre os débitos, há, ainda, dívida previdenciária, relativa ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O MEI que está sem contribuir para a Previdência Social corre o risco de perder a condição de segurado do INSS e benefícios como o direito de deixar pensão por morte a dependentes. Não perca benefícios previdenciários por não cumprir o prazo.
CRC GO-001826/O