janeiro 13, 2023 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
Antes de começarmos este artigo apresentando os principais tipos de sistema de gestão, precisamos explicar o que é um sistema de gestão. Resumindo, ele é um software que permite gerir vários processos da empresa em um único lugar.
Sendo assim, um sistema de gestão pode ajudar o empresário a otimizar as seguintes atividades em seu negócio:
🔴 Controle financeiro
🔴 Gestão financeira
🔴 Controle de estoque
🔴 Gestão de compras
🔴 Automação de tarefas
🔴 Gestão de tarefas e atividades
🔴 Gestão de clientes
Agora que você já possui uma noção mais ampla do que é um sistema de gestão e como ele pode ajudar a otimizar seu negócio, leia este artigo até o final e conheça os principais tipos de sistema de gestão.
Veja mais:
4 vantagens de um sistema de gestão empresarial para a sua empresa
Entenda a importância de um sistema de gestão empresarial para o seu negócio
O que é um sistema emissor de nota fiscal?
1 | ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial)
O ERP tem como principal função unificar todas as informações da empresa e facilitar o fluxo de trabalho entre todos os departamentos do negócio, ou seja, é uma ferramenta que cedo ou tarde toda empresa irá precisar.
Escolhemos falar sobre este primeiro, pois é o mais completo entre todos, visto que ele pretende integrar todas as áreas do negócio. Ele é tão robusto que em muitas empresas costuma-se ser adquirido em módulos, dessa forma o ERP fica sob medida em relação a todas as necessidades da companhia.
Não aconselhamos a implantação desse tipo de sistema em empresas pequenas, visto que, ele é mais voltado para negócios que possuem uma complexidade maior, porém se você for um empreendedor com vontade de crescer precisa ficar de olho para quando for necessário implantar um desses na sua empresa.
2 | CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)
O CRM é um sistema de gestão geralmente focado no gerenciamento do relacionamento com o cliente, ou pode ser ainda mais completo, sendo desenvolvido como um sistema integrado de gestão com foco no cliente.
No caso dos CRMs mais completos, é possível encontrar vários processos e tarefas essenciais no relacionamento com o cliente integrado em um único lugar.
Este sistema geralmente é implantado para que a empresa possa entender as reais necessidades dos clientes e oferecer seus produtos e serviços de maneiras mais assertivas, consequentemente aumentando sua receita.
Nós indicamos este processo para negócios que precisam escalar seu processo comercial de maneira otimizada, pois ele oferece as seguintes as seguintes ferramentas:
🔴 Organizar atividades e tarefas da área comercial
🔴 Gerir o funil de vendas
🔴 Automatizar atividades operacionais (envio de e-mails por exemplo)
Por fim, o CRM ainda permite gerar dados do setor comercial e a partir da análise destes dados, é possível tomar decisões estratégicas muito mais assertivas.
3 | BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio)
O BPM é um tipo de sistema de gestão muito singular, visto que, seu objetivo é conseguir sistematizar todos os processos organizacionais do negócio por meio da coleta e organização de informação.
Ou seja, antes de ser implantado ele reúne todos os dados sobre como acontece a execução das atividades na empresa e cria dashboards para que seja mais fácil visualizar melhor todo o fluxo do trabalho.
Por meio dele é possível criar um aprimoramento contínuo dos processos da empresa, já que para ser implantado é necessário todo um mapeamento do negócio.
Conte conosco para escolher o melhor sistema de gestão para o seu negócio
Nós da Dinastia Contábil somos especialistas em sistemas de gestão e podemos lhe assessorar para escolher qual deles é o melhor para o seu caso.
Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais 100% preparados irá lhe auxiliar no que seu negócio precisar.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.