agosto 25, 2022 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
Abrir uma empresa na maior cidade do Brasil pode ser um desafio e tanto. Existem trâmites específicos que podem exigir a ajuda de um contador para lhe acompanhar nessa jornada. Nesse artigo, se informe melhor sobre o que esperar ao abrir uma empresa em São Paulo.
A Dinastia Contábil pode lhe ajudar a começar o próprio negócio de qualquer lugar do país. Com mais de uma década de mercado, garantimos um retorno positivo e mais facilidade em todas as etapas burocráticas, entre em contato conosco.
Veja mais:
O guia definitivo de como abrir uma empresa em 2022
O guia definitivo de como abrir uma empresa em Goiânia
Com um dos estados mais ricos do país, e uma capital de giro impressionante, São Paulo é tida como a terra das oportunidades. Por isso, acaba sendo a escolha de muitos empreendedores na hora de começar um negócio.
Tente também uma chance de crescimento em São Paulo seguindo estes passos para a abertura do seu empreendimento.
Abrir um negócio na capital parece ser difícil, mas não é. Basta cumprir com todos os requisitos que sua solicitação será rápida e fácil. Para começar, estas são as primeiras três etapas que todo investidor deve seguir:
🔴 Consulta prévia
Isso é necessário para saber se o nome e o endereço do seu negócio estão livres para uso.
🔴 Coleta de Dados, Registros e Inscrições
O ato de conseguir se registrar em todos os órgãos competentes para a abertura da empresa e receber o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
🔴 Licenças
Depois dos primeiros passos, será expedido o Alvará de Funcionamento e a empresa vai conseguir trabalhar normalmente.
Uma das simplicidades de abrir uma empresa em São Paulo é o site Empreenda Fácil, que organiza todas as fases de abertura do negócio, facilitando assim a vida do empreendedor. E já a REDESIM, consegue unir os trâmites federais em um único sistema, para agilizar o nascimento do empreendimento.
Segundo o site, a abertura da empresa pode ser garantida em até quatro dias. Isso claro, se ela for considerada de baixo risco financeiro pela Receita Federal.
Para registrar uma empresa, o primeiro passo é a Consulta Prévia. Ela pode ser feita pela REDESIM, e identifica se há algum impedimento dentro do endereço escolhido para o negócio.
No caso de um local alugado, é essencial fazer a Consulta Prévia. Existem algumas limitações em certos imóveis como barreiras para produtos químicos e aquecedores. Isso pode colocar os funcionários e clientes em risco.
A Consulta Prévia também evita que existam duas empresas no mesmo lugar com o mesmo nome. Os dados são exibidos e uma grande dor de cabeça pode ser evitada.
Depois de feita a Consulta, é necessário o cadastro na REDESIM. Dessa forma, todos os órgãos competentes serão acionados. A partir daí, com a Coleta de Dados, o restante das informações para a abertura da empresa fica na responsabilidade do empreendedor, de uma forma intuitiva e fácil através do site.
O diferencial nesse sistema é que todos os dados são registrados apenas uma vez, evitando confusões com a documentação. No momento em que o registro é reconhecido, é necessária uma assinatura digital que pode ser feita por procuração em um contador. Assim, será liberado o Documento Básico de Entrada com o CNPJ, e você estará um passo mais próximo de ser dono do próprio negócio.
A partir do cadastro na REDESIM, a Receita Federal será acionada para a abertura da empresa. Dessa forma, o CNPJ será liberado, um dos itens essenciais para começar um empreendimento, é praticamente um RG, só que de negócios. Com ele, se emitem as notas fiscais, são feitas as negociações e se contratam os serviços primordiais.
Após os passos anteriores, é necessário levar a documentação até o órgão responsável pelo registro da empresa, que pode ser uma Junta Comercial, o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou a OAB. Esses detalhes são disponibilizados através do Integrador Estadual, e também pela internet, o que facilita ainda mais.
Feito isso, dentro de alguns dias, será liberado o essencial para a criação da Pessoa Jurídica, que é o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) e o CNPJ. Assim, tecnicamente a sua empresa em São Paulo já teve seu início.
Este é o documento da Secretaria da Fazenda de São Paulo responsável por todos os dados cadastrais de todos os contribuintes do Município. É necessário ter este registro no caso de Pessoa Jurídica, por conta dos tributos municipais. Ela também é possível no site da REDESIM.
Na etapa final para a abertura de uma empresa em São Paulo, o licenciamento garante que a empresa segue todos os requisitos municipais e federais para o seu funcionamento regular. O próprio dono da empresa no site da Prefeitura pode categorizar o nível de risco do negócio, que será checado e certificado pelos órgão responsáveis.
O processo de licenciamento engloba o Auto de Licença de Funcionamento (ALF no âmbito Municipal e o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) para os Órgãos Estaduais no Estado de São Paulo, que formalizam que a empresa pode iniciar suas atividades.
Seguindo com o processo dentro da REDESIM, as empresas consideradas de Baixo risco emitem a documentação de forma online, não precisando comparecer pessoalmente em nenhuma das etapas.
Hoje em dia, é possível sim abrir uma empresa em 24h. Para isso, basta que você já saiba todas as informações acima, tenha todos os documentos necessários e uma equipe de contadores preparados para lhe ajudar.
Nós da Dinastia Contábil, nos tornamos especialistas na abertura de empresas em 24h. Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais irá lhe ajudar a abrir sua empresa sem dor de cabeça.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.
Fonte: Receita Federal