agosto 12, 2022 |
Nova rodada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deve chegar a 15 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil, contabilidade em Goiânia, Goiás.
Criado durante a pandemia para ajudar pequenas empresas que ficaram sem capital de giro, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) deve chegar a 15 bilhões em breve em uma nova rodada. E, pela primeira vez, inclui o Microempreendedor Individual (MEI).
Somente em quatro dias, a Caixa Econômica Federal realizou R$ 1,5 bilhão em operações de crédito pelo Pronampe com mais de 15 mil contratos firmados com a categoria. O banco afirma que possui em seu cadastro 121 mil clientes pré-aprovados, com potencial de contratação de R$ 11,5 bilhões.
Assessoria
Seja qual for o tamanho do empreendimento, a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia, faz a ponte entre a linha de investimento desejada e o beneficiário final que deseja crescer.
Especialista em prospecção de créditos, o escritório contábil atua para viabilizar às empresas goianas aumento da competitividade e geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais. Entre em contato com a Dinastia Contábil e saiba mais.
Como aderir ao Pronampe
Para contratar o empréstimo, a empresa precisa autorizar que a Receita Federal compartilhe os dados de faturamento com a instituição financeira escolhida. O compartilhamento é feito de forma digital, acessando o e-CAC, disponível no site da Receita Federal e clicar em Autorizar o compartilhamento de dados”.
O prazo máximo para o pagamento é de 48 meses, sendo o máximo de carência de 11 meses e mais 37 parcelas para o empréstimo. Taxa de juros anual máxima correspondente à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acrescida de 6% a.a.
O financiamento do Pronampe pode ser utilizado para investimentos, como adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas, e para capital de giro, com despesas operacionais como pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel.
A concessão de crédito é feita por instituições financeiras conveniadas ao programa e é garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), gerenciado pelo Banco do Brasil (BB).
CRC GO-001826/O