novembro 6, 2022 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
O dropshipping ficou muito popular nos últimos anos por ser um modelo de e-commerce que não precisa de muito investimento, afinal quem possui esse tipo de loja virtual não precisa se preocupar com estoque, por exemplo.
Uma pergunta comum sobre contabilidade para dropshipping é: “Eu preciso pagar algum imposto, já que não sou eu que estou necessariamente vendendo o produto?”. Bom, nesse caso será calculado o imposto sobre o valor da comissão recebida.
Viu? Existem muitas dúvidas sobre como funciona a contabilidade para dropshipping. Muitas delas serão respondidas abaixo, mas se ainda precisar de ajuda para gerir a contabilidade do seu dropshipping, clique aqui e converse com nossa equipe 100% preparada para te atender e esclarecer suas dúvidas.
Veja mais:
Dinastia oferece serviços de contabilidade para dropshipping: saiba mais
E-commerce em crescimento: conheça a modalidade de dropshipping
NÃO, como o dropshipping é um modelo de negócio muito inovador, ainda não existe uma legislação específica que regule esse tipo de loja virtual, porém não ser regulamentado é diferente de ser ilegal. Porém, enquanto não há uma regulamentação específica para o dropshipping,
podemos fazer interpretações para encontrar atividades (CNAEs) com semelhanças ao trabalho realizado e abrir um CNPJ, fazendo com que sua empresa esteja dentro da lei.
O primeiro passo é abrir o seu CNPJ, esta formalização como PJ permitirá que sua empresa seja reconhecida pelo governo e instituições bancárias. Um erro muito comum que vemos por aí é o empreendedor abrir seu CNPJ para dropshipping como MEI (Microempreendedor Individual) pela facilidade que existe atualmente Porém isso irá causar problemas no futuro, pois o dropshipper geralmente consegue bater o limite de faturamento anual do MEI (R$ 81 mil) muito facilmente, além disso ão existem CNAEs que se encaixam no modelo dropshipping no MEI.
Por isso, o ideal para quem busca regular seu negócio de dropshipping é a ME (Microempresa), pois o limite dela é R$ 360 mil.
Nessa hora é muito importante ter a consultoria de um contador, pois só ele poderá indicar a CNAE certa para você, fazendo com que você economize em impostos mais pra frente.
Você encontrará abaixo os principais impostos que precisará pagar como dropshipper, já que eles são comuns a todos que abrem um CNPJ.
Mas vale ressaltar que nem todos precisarão ser pagos, tudo depende de qual o faturamento da empresa, o regime tributário em que está enquadrado o seu CNPJ e tributação do município.
● Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
● PIS/PASEP (Contribuição);
● Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
● Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
● Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
● Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
● Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
● Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Anotou? Fique de olho nesses impostos em específico e qualquer dúvida, consulte um contador.
Um contador é muito importante para um dropshipping porque é um modelo de negócios muito novo, logo as questões fiscais e tributárias ainda não estão tão claras, podendo gerar dores de cabeça ao dropshipper.
Sendo assim, um escritório de contabilidade poderá lhe ajudar principalmente nessas 3 atividades:
🔴 abrir e regularizar a empresa;
🔴 escolher qual será o regime tributário;
🔴 organizar as atividades fiscais da empresa com fornecedores e clientes.
E é exatamente isso que nós da Dinastia Contábil podemos oferecer para seu dropshipping, assim oferecendo mais confiança para seus clientes e reduzindo possíveis prejuízos tributários.
Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais 100% preparados irá lhe ajudar a abrir e regulamentar o seu dropshipping.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.