julho 29, 2020 |
As micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial em 2020, de acordo com a Receita Federal. O Fisco suspendeu o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios afetados pela pandemia do novo coronavírus. O pedido foi feito pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
A manutenção das empresas no Simples Nacional, regime que unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais num único boleto, representa, de acordo com o Sebrae, uma ação importante para impulsionar a recuperação dos negócios de menor porte, que tiveram prejuízos com a paralisação das atividades.
Os pequenos negócios começam a recuperar-se da crise provocada pela pandemia de covid-19, segundo levantamento do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O percentual de perda média do faturamento, que chegou a 70% na primeira semana de abril, estava em 51% na pesquisa mais recente, realizada entre 25 e 30 de junho.
A pesquisa ouviu 6.470 proprietários de negócios em todo o país, entre microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte. Os dados fazem parte da 5ª edição da Pesquisa O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. Clique aqui para ler à íntegra da pesquisa.
Para mais informações sobre o Simples Nacional 2020, entre em contato com a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Bairro Nova Suíça, em Goiânia.
CRC GO-001826/O
Link 2: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
Link 3: https://www.dinastiacontabil.com.br/contato-dinastia-contabilidade-goiania/