novembro 28, 2022 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
O Certificado Digital se tornou uma das principais ferramentas no dia a dia das empresas, pois ele oferece muito mais praticidade e autonomia para a empresa. Evitando assim, aquelas idas ao cartório que sempre ocupam bastante tempo.
Porém, ainda restam muitos empresários que possuem dúvidas sobre o certificado digital, desde como começar a utilizar essa ferramenta até coisas mais específicas como quais os tipos de certificado digital existentes.
Leia este artigo até o final e esclareça as principais dúvidas que surgem quando falamos sobre certificado digital.
Veja mais:
Tudo que você precisa saber sobre certificado digital: O que é, suas vantagens e como obter
Quais são os benefícios da assinatura digital?
O que é um sistema emissor de nota fiscal?
Pra que serve um certificado digital?
O Certificado Digital possui uma série de vantagens, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Podemos começar citando que quem possui um certificado digital poderá ter o acesso completo ao portal da Receita Federal e declaração do Imposto de Renda pré-preenchida.
Além disso, ele possibilita a assinatura digital de qualquer tipo de documento ou contrato, valendo do mesmo jeito que a assinatura manuscrita e firma reconhecida em cartório.
Por fim, podemos considerar a economia que esta ferramenta possui, pois é preciso fazer a conta do quanto será economizado em relação a custos cartorários e com papel e impressão.
Quem precisa de um certificado digital?
Qualquer pessoa se beneficia do uso de certificado digital, porém existem aquelas que obrigatoriamente precisam adquirir uma.
Este é o caso das empresas que necessariamente precisam acessar o “Conectividade Social ICP” da Caixa Econômica Federal e/ou emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).
Além disso, existem os profissionais liberais que necessitam do Certificado Digital para que consigam acessar sistemas específicos de suas profissões. Este é o caso dos médicos (TISS e PEP) e dos advogados (e-Pet, e-Doc, Cert-JUS).
Quais os tipos de certificado digital existentes?
Geralmente, quando alguém adquire seu certificado digital, se depara com alguns números e letras que podem ser um pouco confusos no começo. Porém, é bem mais simples do que parece.
O certificado digital pode ser para 3 fins diferentes:
🔴Autenticação (letra A)
🔴Sigilo (letra S)
🔴 Carimbo de tempo (letra T)
O mais comum entre eles é o de Autenticação e estes podem seguir os seguintes modelos: 1, 2, 3 e 4. Sendo o A1 e A3 os mais utilizados entre eles.
O A1 oferece chaves geradas em uma software que são armazenadas na máquina do próprio usuário, podendo valer 1 ano. Enquanto que no A3, as chaves são geradas e armazenadas em um mídia criptográfica, oferecendo mais segurança e valendo até 3 anos.
Como funciona a validação presencial?
Após você fazer a compra do seu certificado digital, será necessário passar por uma etapa onde serão validados os documentos. Vale lembrar que estes documentos são diferentes para pessoas físicas e jurídicas.
Essa validação pode acontecer de três formas diferentes:
🔴Presencial: É realizado um agendamento na autoridade de registro mais próxima de você.
🔴 Delivery: Um agente de registro vai até sua casa ou escritório.
🔴 Videoconferência: Desde que o portador já tenha passado por uma validação com coleta biométrica em qualquer autoridade certificadora, é possível fazer a validação por este modo
Entenda como adquirir seu certificado digital
Você não precisa realizar esse trabalho sozinho, nós da Dinastia Contábil temos uma equipe capacitada para lhe auxiliar em todas as etapas para conseguir 0 certificado digital ideal para sua empresa.
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Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.