fevereiro 15, 2023 |
O Valuation é uma ferramenta ideal para você que busca investir em um negócio, afinal é a partir dele que poderá ter o valor justo da empresa que está investindo, podendo fazer um acordo justo para todos.
Entretanto, fazer este cálculo pode ser um pouco complicado para quem não tem familiaridade com ele. Por isso, preparamos este artigo para lhe apresentar os conceitos básicos de como realizar o cálculo do valuation.
Leia este artigo até o final e confira o PASSO A PASSO que montamos para lhe ajudar a calcular o valuation de um negócio que deseja investir.
Veja mais:
Quando é o momento certo de terceirizar a gestão financeira da sua empresa?
Entenda quais são as vantagens de terceirizar a contabilidade da sua empresa
Como um contador pode ajudar na gestão financeira da sua empresa?
Entenda o que é BPO Financeiro e como ele pode otimizar sua empresa
Antes de começarmos, precisamos que você entenda uma coisa: existem inúmeros métodos de valuation. Sendo assim, para este passo a passo, decidimos escolher o Valuation de Caixa Descontado (FCD), pois ele é a metodologia mais aplicada e aceita no mercado.
No Valuation de Caixa Descontado, iremos nos basear no potencial de geração de valor da empresa ao longo do tempo e no seu histórico de fluxo de caixa para calcular o seu valor real.
Com tudo isso em mente, vamos para o passo a passo:
Esta é a base de todo o cálculo que virá depois, sendo assim a coleta das informações da empresa deve ser feita com muito cuidado, caso contrário você terá um valuation que não representa o investimento que estará aportando.
Neste momento, é necessário a coleta de dois tipos de dados: os internos e os de mercado. Vamos começar pelos internos:
🔴 Relatórios econômico-financeiros,
🔴 Contábeis,
🔴 Comerciais,
🔴 Operacionais,
🔴 Gestão de negócios,
🔴 Além da relação de ativos.
Os principais dados de mercado que precisam ser coletados são:
🔴Desempenho do negócio,
🔴Possibilidade de expansão e concorrência,
🔴Taxas de juros e inflação,
🔴Entre outros.
Estes são apenas os principais, porém devemos informar que quanto mais dados coletados sobre o negócio, maior será a precisão do cálculo.
Com todos os dados em mãos, o próximo passo é calcular a projeção de caixa, ou seja, qual será a entrada e saída de capital do negócio em um período determinado de tempo.
Esse cálculo funcionará com regras que se baseiam em todo o histórico da empresa, devendo ser realista com todo o fluxo de caixa, pois só assim gerará um resultado confiável.
Dessa forma, a projeção do fluxo de caixa é geralmente feita para um período de 5 a 10 anos. Afinal, quanto mais longe for a projeção maior será sua imprecisão, por conta das inúmeras variáveis que precisam ser levadas em conta.
As taxas de desconto são todos os riscos da atividade que a empresa exerce e outras oportunidades de investimento que podem surgir. Elas são taxas calculados por meio do WACC (Custo Médio Ponderado de Capital).
Sendo assim, as taxas de descontos representam todo valor que corresponde à riqueza produzida no período de projeção de fluxo de caixa do passo anterior.
E é daí que vem o nome Fluxo de Caixa Descontado, pois as taxas de descontos que são aplicadas ao fluxo de caixa, geram o nome deste tipo de valuation.
Por fim, com todos os 3 passos anteriores realizados corretamente, podemos ir para o cálculo do valor da empresa. Esta última etapa é formada por cálculos matemáticos específicos que ajudam a entender qual o verdadeiro valor da empresa que deseja investir.
Para quem não tem tanta familiaridade com o cálculo de Valuation, recomendamos utilizar a função Valor Presente Líquido (VPL), presente no Excel. Com ela, basta inserir todos os dados que obteve no software e obter o resultado.
Independente da situação em que está, temos uma equipe capacitada para lhe ajudar a calcular o valuation do seu negócio, oferecendo um diagnóstico claro e preciso da empresa.
Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais irá lhe ajudar a fazer o cálculo de valuation de sua empresa sem dor de cabeça.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.
———
Fonte: Receita Federal