janeiro 12, 2023 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
Atualmente, existem aproximadamente 10 milhões de empreendedores informais no Brasil, de acordo com o IBGE. Entendemos que essa situação ocorre por diversos motivos, mas com certeza, o principal deles é a burocracia, especialmente quando falamos de micro e pequenos empreendedores.
Entretanto, essa situação de informalidade representa diversos riscos para este empresários, comprometendo qualquer chance de sucesso dos seus negócios a longo prazo.
Leia este artigo até o final e entenda todos os riscos que sua empresa está correndo por ainda não haver legalizado ela.
Veja mais:
Passo a passo simples de como abrir sua empresa
Legalização x Regularização de empresas: qual a diferença?
O guia definitivo de como abrir uma empresa em Goiânia
1 | Fiscalização
A partir do momento que realiza a legalização do seu negócio, ele passa a ter sua identidade: o CPNJ. É por meio desse código que a Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores possuem controle sobre as movimentações fiscais e contábeis da empresa.
Porém, se não houver o CNPJ é como se a empresa não existisse perante estes órgãos. Com isso, o empresário sempre ficará angustiado, pois poderá receber a visita de uma fiscal a qualquer momento, que poderá obrigá-lo a pagar uma multa altíssima pela empresa não estar sob nenhum regime tributário.
Dependendo do tamanho da empresa e de seu faturamento, uma multa dessas pode levar a sua falência.
2 | Crédito Empresarial
Imagine a seguinte situação: você precisa de um empréstimo para continuar investindo para crescer seu negócio, porém na hora de ir ao banco descobre que não pode ter acesso a nenhuma linha de crédito empresarial, pois não está legalizado.
É exatamente isso que ocorre com empresários que não realizam a legalização do seu negócio. A partir do momento que o negócio não possui um CNPJ, o banco não pode reconhecer o estabelecimento e analisar o crédito.
Com isso, o negócio que não foi legalizado possui a tendência de nunca crescer, um risco que nenhum empresário gostaria de ter.
3 | Processos Trabalhistas
O negócio que não foi legalizado não existe no papel, o que o impede de realizar uma série de tarefas por vias legais. Como por exemplo, a contratação de funcionários.
Porém, caso haja provas suficientes que uma empresa sem CNPJ contratou um funcionários ilegalmente, a legislação trabalhista pode considerar este caso como vínculo empregatício.
Sendo assim, é possível que os funcionários possam ir na justiça e exijam seus direitos referente ao tempo trabalhado por meio de processos trabalhistas.
E é aí que o empresário que possui uma empresa não legalizada se prejudica ainda mais, pois não é possível comprovar os pagamentos aos funcionários por ela não ser registrada.
Sendo assim, ela terá que pagar indenizações aos funcionários e fazer o acerto de contas com cada um deles, além de ser intimada pela justiça a se regularizar.
4 | Oportunidades perdidas
A partir do momento que você não possui uma empresa regularizada, está constantemente perdendo oportunidades de fazer seu negócio crescer. Por exemplo, um consumidor pode optar por comprar na concorrência por eles oferecerem nota fiscal.
Também não é possível participar de licitações, mesmo que a empresa cumpra todos os requisitos exigidos no edital, se ela não estiver devidamente regularizada, não poderá participar.
Entenda como abrir sua empresa em 3 DIAS
Quer parar de correr esse risco e levar sua empresa para outro patamar? Nós da Dinastia Contábil somos especialistas em legalizar ou regularizar sua empresa, inclusive temos um método próprio para conseguir abrir o seu negócio em até 3 DIAS.
Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais 100% preparados irá lhe auxiliar no que seu negócio precisar.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.