novembro 19, 2022 |
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil.
Todo bom empreendedor sabe que quando um funcionário está em um ambiente agradável e que o valoriza, ele será imensamente mais produtivo e dedicado. Por isso é tão importante investir na otimização da gestão dos recursos humanos, é um retorno direto para o faturamento do negócio.
Sabendo disso, nós decidimos fazer este artigo com 6 dicas simples que você pode aplicar em qualquer empresa e otimizar a gestão de recursos humanos. E caso esteja procurando uma assessoria de departamento pessoal de qualidade para o seu negócio, clique aqui e converse com nossa equipe 100% preparada para lhe atender.
Veja mais:
Como contratar o funcionário certo para a sua empresa: passo a passo
Quais são os meus direitos se eu pedir demissão?
Entenda porque você precisa se preocupar com a gestão de recursos humanos do seu negócio
#1 | Melhore a comunicação interna
A principal falha da maioria das empresas atualmente é em relação a sua comunicação interna, o que acaba gerando muito “disse me disse” e pouca produtividade.
É muito importante que todos os colaboradores estejam por dentro de tudo que acontece na organização, pois fazem parte dela. E para que isso aconteça, é necessário elaborar meios de comunicação eficazes.
Um bom grupo no whatsapp com todos os celulares da empresa ou até mesmo um alinhamento de emails já resolve esse problema.
#2 | Crie programas de recompensa
Quer um funcionário dedicado? Crie incentivos! Muitos empresários percebem que com o tempo a equipe cai na rotina e não busca mais dar o seu melhor. O melhor jeito de resolver isso é criando maneiras de premiar aqueles que mais se dedicarem dado um período de tempo estipulado previamente.
O ideal é que toda empresa seja contemplada, assim você cria um ambiente de cooperação e não de competição, impedindo assim de surgirem funcionários sabotando uns aos outros.
#3 | Feedbacks são essenciais
Feedbacks são a melhor forma dos colaboradores entenderem o que estão fazendo com excelência e no que ainda precisam melhorar. Vale lembrar que feedback não significa crítica, mas sim um relatório racional de todo o desempenho do funcionário.
Esse momento é perfeito para a empresa, pois assim ela consegue colocar o funcionário no caminho para atingir seus objetivos e ainda entende da parte do colaborador em quais pontos precisa melhorar para criar um ambiente mais produtivo.
#4 | Alinhe as expectativas
Além do feedback de todo o trabalho construído até então, é muito importante que você deixe muito claro para o colaborador o que espera dele. Pois caso isso não aconteça, é possível que o trabalhador não entregue o que a empresa espera, simplesmente por não saber que aquele objetivo existia.
#5 | Defina metas que fazem sentido
Aqui é muito importante entender quais são as metas a curto e longo prazo do seu negócio. Assim que você tiver elas muito claras, apresente para os colaboradores, sempre focando em alcançar as metas de curto prazo primeiro.
Dessa forma, você terá metas claras e objetivas que irão motivar a equipe a realizá-las por conseguir entender exatamente o que precisa ser feito.
#6 | Invista em melhorar a equipe
Capacitações e treinamento são essenciais para manter a sua equipe de funcionários felizes, pois ela se sente valorizada pela oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais.
Além disso, é ótimo para empresa ter colaboradores que estão antenados com as últimas informações e técnicas do segmento, afinal assim eles produzem mais.
Entenda como a Dinastia Contábil pode lhe ajudar
Você não precisa realizar esse trabalho sozinho, nós da Dinastia Contábil temos uma equipe capacitada para lhe auxiliar a otimizar a gestão de recursos humanos da sua empresa.
Entre em contato conosco hoje mesmo e nossa equipe de profissionais irá lhe ajudar a contratar funcionários sem dor de cabeça.
Caso prefira, você pode nos fazer uma visita ao nosso escritório de contabilidade também. Estamos localizados em Goiânia no Setor Parque Amazônia.